Configurando a Frente de Caixa
Antes de utilizar o cashback é necessário deixar a Frente de Caixa configurada corretamente. Veja neste link como fazer isso.
Cashback de Produtos
Primeiro requisito para qualquer recebimento ou resgate de cashback: o cliente precisa estar identificado.
O cashback é sempre calculado na finalização da venda, assim, você pode identificar o cliente em qualquer momento para ele receber o cashback.
Quando Gestor está configurado para ativar cashback em qualquer produto (categorias: normal, promoção e/ou atacado), o percentual de cashback será aplicado automaticamanente ao finalizar a compra nos produtos respectivos conforme a categoria.
Quando o cliente estiver identificado e produtos que contemplam o cashback forem vendidos, no rodapé do cupom aparece uma mensagem (é necessário ativar a mensagem na configuração):
CUPOM FISCAL
ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO
QTD. UN. VL UNIT R$ VL ITEM R$
--------------------------------------------------------
1 00000000000208 SABONETE LUX FLORAL
1 Un X 1,09 1,49
2 00000000000215 SABONETE LUX FRESCOR
1 Un X 1,09 1,49
3 00000000000208 SABONETE LUX FLORAL
1 Un X 1,09 1,49
----------------------------
TOTAL R$ 9,52
Dinheiro 9,52
--------------------------------------------------------
MD5-AC0DDF9E65D57B6A56B2453386CD5DB5
Trib aprox R$ 1,22 Fed. e 0,00 Est
Fonte IBPT SC
Op.: 29134 Cx 08
Parabens, voce acumulou R$ 1,20 de cashback
--------------------------------------------------------
EPSON TM-T81 FBIII
FAB:EP081410000000091242 BR
Esta mensagem é uma das últimas linhas de propaganda do cupom que será impressa.
Quando produtos possuírem cashback, mas o cliente não foi identificado, e o parâmetro de mensagem estiver configurado, a mensagem de quanto cashback o cliente deixou de receber também é impressa conforme exemplo abaixo:
CUPOM FISCAL
ITEM CÓDIGO DESCRIÇÃO
QTD. UN. VL UNIT R$ VL ITEM R$
--------------------------------------------------------
1 00000000000208 SABONETE LUX FLORAL
1 Un X 1,09 1,49
2 00000000000215 SABONETE LUX FRESCOR
1 Un X 1,09 1,49
3 00000000000208 SABONETE LUX FLORAL
1 Un X 1,09 1,49
----------------------------
TOTAL R$ 9,52
Dinheiro 9,52
--------------------------------------------------------
MD5-AC0DDF9E65D57B6A56B2453386CD5DB5
Trib aprox R$ 1,22 Fed. e 0,00 Est
Fonte IBPT SC
Op.: 29134 Cx 08
Voce deixou de receber R$ 1,20 de cashback
--------------------------------------------------------
EPSON TM-T81 FBIII
FAB:EP081410000000091242 BR
Campanhas Promocionais
Ao configurar qualquer uma das campanhas promocionais você tem a opção de definir um percentual de cashback para os produtos que serão considerados "produtos benefício" de uma campanha.
Veja na imagem abaixo onde fica esse campo:
Desta forma, o cashback será aplicado apenas quando uma campanha for ativada na Frente de Caixa e apenas em produtos específicos.
Você não precisa necessariamente dar desconto em um produtos ao colocá-lo numa campanha.
Se o objetivo da campanha é apenas ativar cashback, crie uma campanha do modelo 1 - Preço promocional conforme as imagens abaixo:
No campo valor mantenha o mesmo valor de venda, apenas adicione cashback.
Não esqueça de gerar e transmitir preços para os caixas.
Consultando o saldo de cashback de um cliente
Para consultar o saldo disponível de cashback de um cliente durante a venda: Basta identificar o cliente em qualquer momento na tela de venda (caso ainda não esteja identificado) e pressionar a tecla [Cashback]:
Para consultar o saldo de um cliente fora de venda, utilize o menu opções: 5-Cliente > 7-Consultar Cashback:
O saldo leva em consideração a validade dos cashback, para mais detalhes veja a tela de consulta de cashback no Gestor.
Resgate de cashback - (meio de pagamento cashback)
O resgate é feito quando o cliente quer usar o saldo disponível para pagar uma compra. Pode usar o valor integral ou parcial.
Os pré-requisitos para efetuar um resgate:
•Se o caixa usa ECF, deve ter o meio de pagamento cashback configurado;
•A tecla cashback foi configurada corretamente.
Basicamente funciona como Dinheiro ou POS. Basta digitar o valor e pressionar a tecla [Cashback], se houver saldo será exibida na área de finalizadoras:
Se o cliente não possuir cashback suficiente uma mensagem de erro será exibida com o valor disponível:
Neste caso acima, é permitido usar até R$ 7,48.
Não é possível dar troco em cashback.
Ao concluir a venda, o valor resgatado em cashback será 'debitado' dos registros de cashback do cliente, iniciando sempre nos mais antigos não vencidos para os mais novos.
Para mais detalhes sobre como consultar isso, veja a tela de consulta de cashback no Gestor.
Estorno de cashback (cashback recebido e resgatado por meio de pagamento)
Qualquer venda concluída em ECF e NFC-e (não se aplica a NF-e) que for cancelada irá estornar valores recebidos ou resgatados em cashback.
Essa operação fica registrada no histórico como baixa por estorno ou cancelamento de cupom. Isso pode ser consultado no Gestor.
Veja mais
•Como consultar cashback e emitir relatórios no sistema Gestor