FAQ - dúvidas comuns

As dúvidas mais freqüentes estão listadas nesta página, antes de consultar nosso suporte verifique se sua dúvida não aqui.

 

Tenho uma impressora Pertocheck e está exibindo a mensagem "1-Comando inválido" ao imprimir o cheque. O que fazer?

 

O problema talvez seja o ECF que está configurado como 2 estações.

 

O que fazer se a Frente de Caixa trava ou o computador resetar durante a impressão de cupom de uma operação de cartão?

 

Leia atentamente o tópico: TEF - Procedimento de recuperação

 

A Frente exibe a mensagem mensagem "última transação foi confirmada. Favor reimprimir o cupom" quando inicia, o que fazer?

 

Leia atentamente o tópico: TEF - Procedimento de recuperação

 

O que fazer se apresenta a mensagem "Impressora não responde" durante uma impressão de cupom TEF?

 

Leia atentamente o tópico: TEF - Procedimento de recuperação

 

Onde ficam os arquivos gerados exigidos pela legislação PAF-ECF?

 

Todos os arquivos gerados através do menu fiscal, consultas e redução Z são gravados em c:\Frente\PAF

 

O que é aquela palavra com letras e números que aparece no rodapé de todos os cupons fiscais?

 

O código MD-5 é obrigatório ser impresso no rodapé do cupom fiscal. Ele é algo parecido com isso:

 

4A89235CDE5FE74A6CF7C08F4EEEA280

 

A legislação vigente exige esta impressão.

 

ECF Bematech - não reconhece o nº de série do ECF, mas está na COM correta e consigo emitir leitura-X normalmente

 

Basta instalar o programa da Bematech "exemplo fiscal" e executar leitura do número de sérieMFD

 

Na ECF Bematech ao vender itens de balança é apresentada a mensagem: "203-Erro desconhecido"

 

Este caso já foi detectado que foi erro do técnico que lacrou a máquina que ativou modo de peso para apenas 2 dígitos. Venda um item de balança com o peso 0,500 kg, verifique se aparecem as 3 casas decimais na fita, se aparecerem 2, chame um técnico autorizado.

 

O que fazer quando servidor do sistema Gestor está desligado ou a rede está fora?

 

Ative o modo off-line

 

Frente de Caixa fecha o cupom fiscal e congela na mensagem: "Cupom Finalizado"

 

Desative o parâmetro "Validar o log de venda" no Supervisor. Se isto não adiantar, entre em contato com a Market.

 

A minha Bematech está exibindo a mensagem "82-Comando não executado" ao finalizar uma venda

 

Isto acontece quando for feita uma venda em que o troco supera o valor de fundo de caixa. Exemplo: no inicio do dia faça uma abertura e coloque 100,00 como fundo de caixa. Na primeira venda finalize de uma forma que o troco seja superior a 100,00. Ocorrerá o erro citado. Infelizmente o ECF Bematech não permite dar troco se não tiver 'fundo de caixa' suficiente. Neste caso faça um reforço de caixa para poder dar o troco.

 

O servidor da loja ou o link com outra loja deu problema, como proceder para abrir os caixas?

 

A frente de caixa possui uma rotina de tentativa de conexão remoto, depois local, em seguida ao supervisor e por último pede cartão do supervisor para liberar a venda.

 

A Frente está perdendo o foco quando trabalho com o sistema de cartão de crédito

 

Isto pode acontecer em alguns sistemas operacionais, o sintoma é simples: o relógio da Frente de caixa continua trabalhando mas nenhuma tecla parece responder. Consulte o tópico Perdendo o foco da Frente de Caixa para solucionar este problema.

 

Formatei o caixa, como restaurar rapidamente a pasta Frente de Caixa?

 

Se o hardware for semelhante (portas, ECF, etc) use a pasta frente do caixa ao lado para restaurar as configurações. Lembre-se de manter os parâmetros no supervisor atualizados para este caixa.

Siga esta sequência para fazer esta operação: Copiando Frente de outro caixa.

 

Está aparecendo desconto de private label, mas nem tenho private label

 

Isto pode ocorrer após a importação do estoque do sistema antigo (DOS) para o novo (Gestor). Se isto estiver acontecendo, gere uma carga de preços, se ainda assim permanecer avise o desenvolvimento.

Para desenvolvimento: basta rodar um script

update tb_produto_loja set per_desc_finalizadora = null, cd_usuario_alteracao = 1

 

Na Epson, aparece a mensagem "$0304-Falta de papel", mas há papel na impressora

 

Verifique se o sensor de cheque está obstruído. Se estiver esta mensagem aparece.

 

ECF Epson trava quando troco o papel.

 

Retire novamente a bobina e re-coloque. Certifique-se que está em modo on-line

 

Ao fazer um crediário, convênio ou contravale na Sweda aparece a mensagem "Erro – Titulo Inválido"

 

Pode existir 2 soluções:

1. No Supervisor, em parâmetros -> ECF, desmarque o item "Emitir cupom contra-vale cumulativo no X (apenas ECF térmicas)"

2. Apague o arquivo NaoFiscais.mkt da pasta c:\Frente\Config\

 

Como ativar o modo de impressão de 1 linha na venda de itens na Bematech térmica?

 

Veja este tutorial passo a passo.

 

Ao finalizar em TEF na Daruma térmica emite erro de impressora desligada, o que é isso?

 

Esse erro ocorre quando as finalizadoras não fiscais da Daruma não estão configuradas. Veja aqui quais são e configure-as

 

Apresenta mensagem "Este produto não permite vender mais de 1 unidade" e não multiplica produtos

 

Este fato se dá pela combinação de 2 itens:

O parâmetro de segurança chamado "Não permitir multiplicar produtos (exceto de balança)" está ativado (Supervisor)

O produto não está marcado como "permitir multiplicar na frente de caixa" (Gestor)

 

Caso contrário o produto sempre permite multiplicação.

 

Cade o skin animado?

 

Devido a falta de suporte do Adobe Flash desativamos essa opção