A meta é investir estritamente o necessário em estoque.
Muito estoque pode fazer com que o seu dinheiro fique parado quando você poderia investir ele. Já pouco estoque pode acarretar em uma perda de venda, gerando menos receita por falta de estoque, além de abrir uma oportunidade para a sua concorrência ganhar o seu cliente. Para evitar isso, o administrador pode utilizar o conceito de curva ABC para a gestão do estoque dos produtos.
A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. (Carvalho, 2002, p. 226).
Exemplo:
Como podemos ver no exemplo acima, o termo ABC consiste em classificar os itens em 3 faixas:
•Classe A: 7.5% dos itens representam 70% do faturamento.
•Classe B: 19.5% dos itens representam 20% do faturamento.
•Classe C: 72.9% dos itens representam 10% do faturamento.
Os percentuais apresentados nesse exemplo não são fixos, podem variar ou ser configurados de outra forma. Mas as particularidades de cada classe sempre serão as mesmas:
•A classe A são os produtos mais importantes do seu estoque. Esses produtos precisam de uma gestão mais ativa, pois eles representam uma boa parte do seu faturamento ou tem um alto giro. Ter mais de um fornecedor ou estreitar mais a relação com o fornecedor desse produto pode deixar seu estoque mais eficiente. Fazer uma compra maior com entrega pequenas e frequentes pode manter seu estoque reduzido.
•A classe B são os produtos conhecidos como intermediários e possuem uma boa margem de contribuição e precisam de uma gestão moderada. Nesta classe você pode encontrar produtos com grande potencial para a Classe A como também produtos migrando para a Classe C.
•A classe C pertence aos produtos com baixo retorno de faturamento e giro. Eles podem estar sujeitos a um gerenciamento mais simples. Nessa classe você pode identificar produtos que podem ter sua estratégia de vendas melhorada ou retirá-lo do seu catálogo.
Consulta Curva ABC
A Curva ABC irá ajudá-lo a Identificar os produtos mais e menos importantes para o seu estoque, para que possa fazer um planejamento estratégico melhor para cada um, dando mais atenção para aquele produto que seja o carro-chefe da empresa ou fazendo promoções para acelerar a venda daqueles menos importantes até mesmo não comercializar mais esses produtos ou trocando por outros.
Para isso faça bom uso das colunas principais:
▪Class: Classificação do produto em A, B e C. Note que abaixo da consulta é possível filtrar somente os produtos com uma determinada classificação.
▪Giro Mensal: Giro mensal do estoque, representa a quantidade de vezes que o estoque do item foi renovado em um mês. Geralmente ter um giro alto em produtos classe A e um giro baixo em produtos classe C, indica maior eficiência na gestão do estoque. Para fazer essa análise, filtre somente os produtos classe A e clique sobre a coluna "Giro Mensal", com isso os produtos classe A com baixo giro do estoque serão listados primeiro na consulta. Pode ser feito o mesmo com os produtos classe C, mas dessa vez analisando quais produtos dessa classe tem um algo giro do estoque mas que não compensa o custo operacional para manter ele assim.
▪Vl.CMV: Custo total da mercadoria vendida, este é o custo de aquisição da mercadoria menos os créditos de ICMS/PIS/COFINS obtidos com a compra da mercadoria. Este é o custo utilizado para calcular a margem líquida.
▪Vl.PMZ: Preço com margem zero. Valor de venda que cobre todos os encargos, mas não resulta em nenhum ganho, geralmente é utilizado como ponto de partida para a formação do preço de venda.
▪Vl.Encargos: Total de todos os encargos com a venda, pode ser impostos como ICMS/PIS/COFINS ou outros tipos como Comissão e Frete.
▪%Mg.Líquida: Margem líquida da venda considerando os encargos da venda e os créditos obtidos na aquisição do produto.
▪Vl.Quebra: Valor das quebras do produto no período, pode ser por validade ou outro motivo que não tenha condições de vender o produto.
▪Vl.Desvio: Valor total dos desvios. Diferente da quebra, o desvio indica que o produto sumiu do estoque sem nenhuma explicação. Quando é lançado uma quebra do produto o motivo é informado, mas o desvio são produtos que não foram encontrados durante o inventário.
▪Vl.Devolução: Valor total das devoluções no período. A venda do produto pode ter sido feita em outro período, esta coluna informa o valor com base na data em que o cliente devolvou a mercadoria.
▪Vl.Compras/Vl.Compras Fat: Valor das compras do produto realizadas no período. Quando este valor estiver maior do que o total das vendas (Coluna "Vl.Venda") a consulta apresentará a informação em vermelho, indicando a necessidade de conferir se não há nada de errado com as compras no período.
Para ter mais detalhes sobre todos os campos da consulta clique no botão "Legenda" indicado na imagem abaixo:
Filtros
Alguns dos filtros principais são:
▪Loja: Selecione uma ou mais lojas.
▪Fornecedor/Grupo Forn.: Nesse filtro é possível selecionar um fornecedor ou um grupo de fornecedores.
▪Período:
▪Últimos 90/60/30 dias: Todos os dias o sistema realiza uma consulta da curva ABC para classificar os produtos e fornecedores em ABC, o resultado dessa consulta se encontra nesse filtro. Note que ao lado consta a data e hora da última consulta processada pelo sistema.
▪Selecionar um ou mais Meses/Anos: Este filtro deve ser utilizado para consultar períodos grandes de venda de forma mais otimizada. Será possível consultar a curva ABC de meses ou até anos com este recurso.
▪Informar um período manualmente: Deve ser utilizado para consultar um período específico, geralmente utilizado para períodos menores ou que não abrange meses inteiros.
▪Vendas: Utilizado para consultar a curva ABC de um determinado tipo de venda. As opções disponíveis são:
1.Atacado: Abrange os itens 5 e 7.
2.Varejo: Abrange os itens 6 e 8.
3.Frente de caixa: Abrange os itens 5 e 6.
4.Nota fiscal: Abrange os itens 7 e 8.
5.Frente de caixa em atacado: Venda realizadas na frente de caixa com origem de um orçamento.
6.Frente de caixa no varejo: Venda normal
7.Nota fiscal do atacado: Nota fiscal de vendas do atacado, exemplo do orçamento de pauta.
8.Nota fiscal do varejo: Nota fiscal de venda simples ao consumidor.
•Agrupar vendas em Kit: As vendas de um produto Kit/Cesta promocional lança automaticamente um registro de venda para seus itens. Quando esta opção é marcada, as vendas lançadas nos itens deixam de ser exibidas e seu valor é somado junto com o produto kit/Cesta promocional.
•Subtrair devoluções das vendas: Habilitando esta opção, será subtraído da coluna "Vl.Venda" o valor da coluna "Vl.Devolução". Dessa forma o valor de venda e a margem líquida não constará as devoluções de venda realizadas no período.
•Classificar: Por padrão a Curva ABC classifica produtos, mas ela pode classificar também os Fornecedores, Seções ou Grupos. Utilize esta opção para selecionar o tipo de classificação.
Ferramentas da Curva ABC