Definição
A frente de caixa permite o controle de vasilhames através de etiquetas com código de barras. Veja como funciona:
1.No cadastro de produtos do Gestor deve-se indicar qual produto representa o vasilhame (veja abaixo no tópico Cadastro de Produto).
2.Deve-se emitir o ticket vasilhame no sistema Gestor. (Veja o tópico Emitir etiqueta no Gestor abaixo).
3.Ao vender um produto que possua vasilhame vinculado a Frente de Caixa solicita automaticamente o código do ticket-vasilhame.
4.Novo: Alguns ECFs permitem a emissão do ticket vasilhame na própria Frente de Caixa. Veja aqui como.
Cadastro de Produto - Sistema Gestor
No sistema Gestor, é necessário vincular um vasilhame a um produto. Para fazer isso, basta preencher o campo "Prod. vasilhame" conforme imagem abaixo:
Após isso, é necessário gerar preço para os caixas para ativar este recurso.
Gerando ticket vasilhame - Sistema Gestor
No sistema Gestor, quanto o cliente trouxer o vasilhame, você deve gerar um ticket para ele indicando o código do vasilhame e a quantidade.
Use o menu: Estoque -> Diversas rotinas -> Vasilhames -> Emitir ticket (ou crie um atalho de acesso rápido na barra do Gestor caso utilize com frequencia este recurso)
O ticket gerado será semelhante e este:
Entregue o ticket ao cliente, ele deverá apresentar o ticket ao passar o produto no check-out.
Frente de Caixa
Ao vender o produto que possui vasilhames a Frente de Caixa apresentará esta tela:
Neste momento deve-se passar o ticket-vasilhame pelo scanner ou digitar seu código.
Caso o cliente não tenha um ticket-vasilhame há opção para vender os vasilhames conforme indicado na mensagem de rodapé:
Neste caso a Frente de Caixa irá exibir quantos vasilhames serão vendidos e o valor total. Se o usuário pressionar [Entra] o produto será vendido junto com seus vasilhames. Ao pressionar [Limpa] a venda do produto é abortada.
Quando for vendida todas as unidades de vasilhame de um produto e tentar passar novamente o ticket vasilhame a mensagem é exibida:
Perguntas e respostas
O que acontece quando o cliente trouxer 2 vasilhames e adquirir 5 produtos?
Neste caso a Frente irá perguntar se o cliente permite a venda de 3 vasilhames (a diferença).
E se o cliente trouxer um ticket para 12 vasilhames (garrafas de cerveja, por exemplo), e levar 6 de uma marca e 6 de outra?
Venda as primeiras 6 e passe o ticket. Neste caso a Frente de Caixa irá emitir um aviso na área onde aparece os itens desta forma:
Ticket vasilhame ainda contém: 6 unidades
Passe a outra marca de cerveja e passe novamente o mesmo ticket. A mensagem aparece na área de vendas:
Vasilhamentes do ticket já utilizados
Observação importante: ambas cervejas devem estar vinculadas ao mesmo código de vasilhame no cadastro de produto (veja instruções no topo da página)
Caso contrário a mensagem abaixo será apresentada ao passar um ticket vasilhame de outro produto:
E se o cliente trouxer 5 vasilhames e levar apenas 1 produto?
Neste caso a Frente de Caixa irá emitir um aviso na área onde aparece os itens desta forma:
Ticket vasilhame ainda contém: 4 unidades
Isto indica que o ticket permite levar mais unidades daquele produto, porém esse ticket não vale para compras futuras. Ao encerrar o cupom o ticket é baixado não se permitindo sua reutilização - ele perde! problema é do cliente. O que pode ser feito para amenizar a situação do cliente é ele ir no computador do SAC e pedir para gerar um novo ticket do mesmo produto com a diferença para próxima vez que ele vier fazer compras.
E se meu estabelecimento vende item por item - a tecla de multiplicar não é usada, e o cliente trouxe mais de 1 vasilhame?
Neste caso você deve escanear o mesmo ticket do vasilhame para cada produto que será vendido até acabar as unidades do ticket.
E se o cliente perdeu o ticket?
Será necessário cancelar o ticket perdido e emitir um novo. Deverá ser feito no sistema Gestor.
É possível liberar um produto sem o ticket-vasilhame?
Sim, para isso ative o parâmetro que permite pedir o cartão do supervisor para passar sem o ticket, atenção neste caso quem liberou é responsável por baixar ou cancelar o ticket mais tarde no sistema Gestor.
Primeiro ative o parâmetro no Supervisor:
Desta forma, quando passar o produto que exige vasilhame no caixa, uma nova opção aparecerá:
Neste momento, ao pressionar [Dinheiro] será solicitado o cartão do supervisor e o produto será vendido sem os vasilhames.
Este procedimento fica registrado para consulta num relatório no Gestor, juntamente com o nome do supervisor que liberou.
Se for necessário, pode-se baixar o ticket-vasilhame manualmente no Gestor através do caminho:
Estoque -> Diversas rotinas -> Vasilhames -> Consultar tickets
Basta seleciona o ticket e pressionar Baixar (ou Excluir) conforme mostra a figura:
Meu estabelecimento não quer mais controlar vasilhames, como eu desativo o recurso?
Existem duas formas:
1-Desative o parâmetro:
Diversos.mkt
[Diversos]
ControlarVasilhames=0
2-Desvincule os vasilhames no cadastro de produto e gere uma nova carga de preço, os vasilhames não serão mais solicitados.
Veja também
Como emitir etiqueta de vasilhame pela Frente de Caixa