Recebendo em Cheque à vista

Ao pressiona a finalizadora [Cheque] a tela de preenchimento de dados do cheque é exibida:

 

 

Preencha os campos CPF, Fone e Banco para impressão do cheque - apenas para o caso de ECF com 2 estações.

É importante o preenchimento dos campos para controle dos cheques recebidos. Existem muitas opções relacionadas com esta tela.

 

Campo CPF

 

Neste campo, digite o código CPF ou CNPJ do cliente. Caso o cliente já foi identificado pelo cartão do cliente este campo já virá preenchido.

Ao pressionar [Entra] algumas verificações serão feitas:

CPF será verificado para ver se se trata de um CPF/CNPJ válido

O CPF será consultado no sistema Gestor para ver se existe alguma situação de bloqueio ou CPF estourou limite (se ele não estiver cadastrado no sistema Gestor então a frente de caixa usará o padrão limite)

Após isso, o CPF também será consultado no SERASA via TEF (caso esteja configurado para isso)

Se todas as verificações acima passarem o foco (em amarelo) passa para o campo Fone.

 

Se o parâmetro de mostrar saldo do cliente estiver ativado, será exibido na tela o valor do limite e o saldo do CPF. Ou se desejar consultar estas informações pressione o botão [Consultar limite] quando o foco estiver sobre o campo Fone:

 

 

Observações

 

Para ignorar a consulta ao sistema Gestor pressione [Cheque] antes de pressionar [Entra] no campo CPF, um ícone de "proibido" Gestor aparecerá indicando que o cliente não será consultando no sistema Gestor

Para ignorar a consulta ao sistema de TEF pressione [Convênio] antes de pressionar [Entra] no campo CPF, um ícone de "proibido" TEF aparecerá indicando que o cliente não será consultando no sistema TEF

Se o parâmetro para esconder o CPF após a digitação estiver ativado o mesmo será trocado por asteriscos. Isto se aplica também ao fone.

Para desativar a impressão de cheques, pressione [Cheque] quando o foco estiver neste campo (ou no campo "Dias para o cheque"). A mensagem "Não imprimir" aparecerá na tela, como mostra figura abaixo. Esta opção é útil para cheques que vem pré-preenchidos.
 

 

Código de autorização para liberação de cheques

 

Existe um recurso que permite a liberação de um cheque ignorando qualquer bloqueio do sistema.

Basta pressionar a tecla [Dinheiro] quando o foco estiver no campo CPF/CNPJ.

Esta operação depende de parâmetro ativado no Supervisor.

 
Um código de autorização é solicitado:
 

 
Ao fazer isso essa indicação aparece na tela de cheque:
 

 
Não é recomendado uso deste procedimento pois qualquer bloqueio e estouro de limite do cliente será ignorado.

 

Campo Fone

 

Caso o cliente foi identificado pelo sistema e tenha um telefone cadastrado, este campo será preenchido automaticamente.

Mesmo se não for cliente e já tenha comprado nesta loja o fone também poderá ser preenchido automaticamente, pois o supervisor de retaguarda "coleciona" os telefones de CPFs que não são clientes numa base de dados e esta base é enviada para os caixas em arquivo para que o cliente não precise informar seu telefone cada vez que compra no estabelecimento.

Este campo também é utilizado para imprimir a autenticação no verso do cheque na maioria dos ECFs de 2 estações.

Caso esteja ativo o recurso de consulta para CheckExpress, a Frente de Caixa irá fazer a consulta automaticamente ao concluir a tela de cheque. Para ignorar esta consulta, pressione a tecla [Cheque] quando o foco estiver no campo "Fone". O ícone: irá aparecer.

Caso esteja ativo o recurso de consulta para FCDL, a Frente de Caixa irá fazer a consulta automaticamente ao concluir a tela de cheque - desde que houve a entrada do CMC7. Para ignorar esta consulta, pressione a tecla [PreDatado] quando o foco estiver no campo "Fone". O ícone: irá aparecer.

 

Campo Banco

 

Digite o código do banco para imprimir o cheque conforme layout deste banco. A configuração de layouts é definida no sistema Supervisor - para maiores detalhes observe o manual do Sistema Supervisor de Retaguarda no tópico “Configuração de Layout de Cheques”.
 

Para desativar a impressão de cheques, pressione [Cheque] quando o foco estiver neste campo (ou no campo "Dias para o cheque"). A mensagem "Não imprimir" aparecerá na tela, como mostra figura abaixo. Esta opção é útil para cheques que vem pré-preenchidos.
 

 

Pressione [Cancelar cupom] para simular parcelamento de cheques quando o foco estiver no campo banco.

 

Impressão de Cheques

 

Ao confirma o cheque a frente de caixa emitirá a mensagem “Posicione o cheque” neste estado é necessário colocar o cheque no ECF para impressão. Após a impressão do cheque, a frente de caixa emitirá outra mensagem “Posicione o cheque para autenticar”, neste estado é necessário colocar o cheque para autenticação. (Cada ECF possui uma maneira diferente de colocar o cheque para autenticação - verifique).

Em alguns ECFs a autenticação é feita na frente do cheque durante a impressão do mesmo, logo abaixo da cidade.

A frente de caixa também trabalha com impressoras de cheques.

 

Observação

 

Alguns modelos de ECF (um exemplo é a Epson) não imprime o cheque imediatamente ao preencher estes dados, é necessário finalizar o cupom para a frente de caixa imprimir o cheque.