Procedimento de recuperação

Durante uma operação de TEF podem ocorrer interferências na impressão do cupom CCD decorrentes de diversas fontes, tais como erro de comunicação com ECF, falta de papel ou queda da energia elétrica.

Quando ocorrem situações que não necessitam uma reinicialização do computador, como erro de comunicação com ECF ou falta de papel a seguinte mensagem é exibida para o operador durante a impressão do cupom TEF:

 

 

A Frente de Caixa exibe esta mensagem quando não está conseguindo enviar os dados do cupom TEF para o ECF por algum motivo.

Neste caso o operador deverá observar se o ECF está com falta de papel, tampa aberta ou algo semelhante.

Uma vez corrigida a situação, pressione a tecla [Entra] para reimprimir o cupom CCD. O cupom atual será finalizado onde parou e um novo cupom será impresso por completo.

Se a mensagem voltar a ocorrer, talvez seja necessário efetuar uma reimpressão.

 

Reimpressão

 

Em caso de queda de energia ou reset do computador durante a impressão do TEF, ao subir a Frente de Caixa a seguinte mensagem é exibida:

 

 

Atenção: se esta mensagem for exibida a transação de TEF foi confirmada e será cobrado do cliente.

Talvez seja necessária a reimpressão do cupom TEF. Se esse for o caso utilize a opção de reimpressão seguindo as telas abaixo:

 

 

Ao abrir o programa administrativo do TEF, selecione a opção reimpressão de comprovante:

 

 

 

Selecione a opção "último comprovante":

 

 

 

Reter cupom

 

Se a Frente de Caixa apresentar esta tela durante alguma operação TEF, você deve reter o cupom pois a transação não foi efetuada e não será cobrado do cliente:

 

 

Será necessário efetuar novamente a opção, em casos extremos como problema geral no hardware do caixa use o POS.