Não consigo fazer a abertura de dia

 

Já foi efetuada a abertura de dia, tente fazer uma entrada de operador

Nome do operador está com caracteres inválidos como acentos, verifique

ECF está com cupom aberto (talvez fiscal), tente finalizá-lo através do menu Manutenção / Tratamento de cupom

ECF desligado ou com erro (tampa aberta ou papel engasgado ou no fim), verifique

Dia já foi encerrado. Neste caso só quando passar da meia-noite será permitido abrir um novo dia (restrição do ECF).

 

Algumas das mensagens de erro e soluções

 

Mensagem

Significado

Possível solução

Ainda não finalizou

Mensagem para ECF Dataregis. Ocorre quando há um problema ao finalizar o cupom fiscal

Verifique se as finalizadoras fiscais estão programadas no ECF conforme padrão Market

Apenas um item. Finalize e cancele o cupom

Tentativa de cancelar um item quando o cupom só tem um item. O ECF não permite.

Venda mais um item e cancele o primeiro OU finalize o cupom e cancele o cupom.

Arquivo de cesta não encontrado

Foi pressionado o botão ACRESCIMO durante a venda e não existe nenhuma cesta cadastrada no arquivo Cestas.mkt

Verifique no Supervisor se há cestas cadastradas e dê uma carga no caixa

Arquivo de log já existe

Por algum motivo o relógio do computador foi alterado e a frente de caixa tentou criar o mesmo log de venda novamente.

Use o código 111 + dinheiro para liberar o log trancado

Balança. Erro na COM

O caixa está configurado para usar uma balança serial, mas a mesma não foi localizada pela frente de caixa.

Verifique se a serial esta configurada corretamente e a balança está ligada e o cabo conectado ao PC.

Base de dados inacessível

A frente de caixa tentou a conexão com o banco de dados do cartão do cliente e não conseguiu

Configuração do caminho da base talvez esteja incorreta no supervisor

Trabalhe com o modo off-line se o servidor estiver desligado

Incompatibilidade da versão da Frente com o Gestor. Consulte suporte Market

Servidor do Gestor está desligado ou rede desconectada

Base de dados em manutenção

Esta mensagem aparece durante a consulta do cartão do cliente e significa que o banco de dados está em manutenção ou trocando a versão

É necessário esperar alguns minutos e tentar novamente

Bematech autentica somente sem venda

O ECF Bematech não permite autenticar documentos como cheque durante a venda

Finalize a venda atual e tente autenticar

Cancelamento de cupom desativado

Tentativa de cancelar cupom mas o parâmetro para permitir o cancelamento do cupom está desativado.

Reative o parâmetro no Supervisor de Retaguarda

Cartão inválido!

Tentativa de passar um cartão do supervisor inválido

Verifique se o cartão está cadastrado no Supervisor

Cartão desativado

Mensagem aparece quando usa cartão do cliente. O cartão não é mais válido, talvez um cartão antigo

Avise o administrador do banco de  dados para conferir o cartão do cliente

Cartão não cadastrado

Tentativa de uso de cartão do cliente que não está nos cadastros

Pode ser fraude. Avise o Administrador do banco de dados

Cliente Sitef não encontrado

O caixa está configurado para TEF dedicado, mas o arquivo C:\client\ClienteSiTef.exe não foi localizado

Reinstale o ClientSitef

Cliente não cadastrado ou faltam dados

Para fazer a entrega é necessário que vários dados do cliente estejam preenchidos no sistema

Peça para o cliente conferir/atualizar seus dados num terminal do sistema

Cliente não encontrado

Ao vender a crediário ou convenio a frente não encontrou este código ou CPF no sistema

Avise o fiscal para que confira se o cliente está realmente cadastrado

Código conflitante

Ao passar um produto o código do mesmo foi encontrado na tabela de operadores.mkt.

Leve o produto para o responsável que cadastra os operadores no supervisor para que possa verificar qual operador ou supervisor tem o mesmo código

Código inválido

Este erro ocorre ao digitar um cliente que não está cadastrado no sistema na entrega

Verifique com o responsável pelos cadastros do sistema se este código existe

Código scanner conflitante

Tentativa de passar o cartão do cliente na tela de venda como se fosse um item

Existe um produto que possui o mesmo código de um cartão de supervisor. Entregue este produto ao responsável que cadastra os operadores no supervisor para que possa verificar qual operador ou supervisor tem o mesmo código

Consulta cancelada

Ocorre ao consultar os débitos de um cliente

O código do cartão está incorreto, tente novamente

Consulta não efetuada

Ocorre ao exibir na tela os débitos de um cliente. A frente de caixa não recebeu os dados do agente ou ao consultar diretamente ao servidor

Verifique se a comunicação está funcionando (agente ou servidor direto)

Comando inválido no estado atual

Problema sério no ECF Zanthus. Geralmente refere-se a erro de arredondamento de produtos de balança

Verifique se existe alguma etiqueta de balança entre os itens vendidos e confira se tem diferença a fita e a tela (ou log). Se houver comunique a Market Automações

Config de banco errada

Para impressoras Bematech. Esta mensagem indica que há algo errado nas configurações de bancos no arquivo Bemafi32.ini

Vá ao supervisor e transmita novamente o arquivo de bancos para Bematech (Bemafi32.ini)

CPF/CNPJ inválido

Ocorre em todos os locais ao pesquisar TEF ou clientes através do CPF – segundo a regra para calcular o dígito verificador, este CPF é inválido

Verifique novamente o código digitado, é provável que tenha errado algum digito

CPF não pesquisado

Problemas internos com pesquisa do agente

Se aparecer esta mensagem avise Market

Cupom não finalizado

Não é possível deixar a tela de venda sem antes fechar o cupom pendente

Finalize a venda em andamento primeiro, caso não haja venda, use o recursos 111 + dinheiro

Dados indisponíveis

Mensagem que aparece quando faz a consulta dos dados do cartão do cliente no banco de dados. O cartão ser inválido ou há problemas no cadastro

Avisar com urgencia o administrador da base de dados

Dados da empresa não encontrados

Para emitir relatórios e arquivos gerenciais para o Sintegra é necessário cadastro da empresa

Vá ao supervisor e cadastre a empresa para o sintegra e transmita para o caixa




Data deve ser maior que xx/xx/xxxx

Este erro ocorre ao se definir a data do primeiro vencimento das parcelas do cliente (crediário)

Corrija a data para hoje ou posterior

Data do sistema inválida

Não é permitido entrar na tela de vendas em datas anteriores a 01/01/2005

Arrume o relógio do Windows ou do ECF

Data inválida - [xx/xx/xxxx]

Ao configurar a data do sistema ocorre este erro quando a data digitada não é válida

Digite uma data válida

Dataregis não possui acréscimo

Não é possível dar um acréscimo em subtotal da Dataregis pois o hardware não permite este tipo de operação.

Ignore a acréscimo

É necessário cadastrar pelo menos uma caixa

Tentativa de imprimir ticket de entrega sem informar o(s) número(s) da(s) caixa(s)

Informe pelo menos uma caixa, é obrigatório

DLL reinicializada!

A DLL do ECF Trends foi finalizado da memória e reinicializado com sucesso

Apenas mensagem informativa

É necessário pesar este produto

Tentativa de vender um produto do tipo balança porém sem colocá-lo na balança no momento da venda quando o parâmetro “usar tecla limpa para pesar” estiver desabilitado

Coloque o produto na balança no momento de digitar o código ou pressione DINHEIRO antes de digitar o código

Efetuar sangria!

Ao exibir esta mensagem a frente está avisando que o parâmetro de sangria automática está ativado e o valor na gaveta estourou o limite estipulado

Faça uma sangria ou então desative a sangria automática no supervisor

Erro ao capturar peso

Ocorre ao pesar o produto. A frente de caixa tenta 3 vezes, mas devido a variações não consegue pesar

Tente novamente sem encostar na balança. Se continuar talvez seja necessário verificar balança

É necessário selecionar algum valor

Para confirmar um recebimento de crediário é necessário selecionar pelo menos um valor na grade

Use a tecla SubTotal para selecionar o valor em foco

Empacotador não encontrado

Ao tentar procurar o nome do empacotador no arquivo Empacotadores.mkt a frente de caixa não encontrou o mesmo

Use o Supervisor de caixas para arrumar este problema e confira o código do empacotador

Enquete "xxxxxx" não existe

A enquete configurada no parâmetro não foi encontrada no arquivo Enquetes.mkt

No supervisor confira se o nome da enquete está correta

Erro ao acessar base de dados

Não foi possível conectar com o banco de dados do cartão do cliente

Verifique os parâmetros no supervisor relativos a esta opção




Erro ao atualizar os parâmetros

Entre uma compra e outra, se houverem parâmetros a serem atualizados (na pasta \RECEBE) será copiado para a pasta \FRENTE caso dê qualquer problema ao copiar os parâmetros mostra essa mensagem

Vá ao supervisor e transmita parâmetros para este caixa novamente. Se o problema repetir, verifique se os arquivos da Frente não estão com atributo de somente leitura

Erro ao compactar Financeiro

Esta mensagem pode aparecer ao emitir a redução Z

Verifique se a pasta Financeiro do caixa está com problemas

Erro ao compactar Sintegra

Esta mensagem pode aparecer ao emitir a redução Z

Verifique se a pasta Sintegra do caixa está com problemas

Erro ao atualizar parametros

Não foi possível gravar no arquivo Arqupa

Reinicie o caixa e tente novamente. O arquivo pode estar com atributo somente-leitura




Erro ao consultar a base

Ao fazer entrega essa mensagem aparece quando a conexão com servidor não foi possível

Contate o administrador da base de dados

Erro ao copiar arquivo

Ao fazer auditoria esse erro costuma a aparecer quando o servidor foi reiniciado ou problemas na rede

Verifique se o parâmetro para o servidor está correto e se a rede está funcionando




Erro ao finalizar porta scanner/balança

Por algum motivo – talvez hardware desligado – não foi possível fechar a porta

Pressione [Limpa] saia da tela da venda e entre novamente, caso continue reinicie o PC

Erro ao imprimir cheque

Erro ao comunicar com a impressora de cheques

Cancele e tente novamente. Verifique se ela está ligada e conectada ao PC




Erro Data. ECF: 00/00/0000 – Micro: 00/00/0000

A data do Windows está diferente da data do ECF

Verificar e acertar a data do ECF pode estar incorreta (necessário intervenção técnica)




Erro no código de barras

Por algum motivo o código de barras não é valido. Talvez o código tenha sido lido ou digitado pela metade

Tente novamente




Erro no nome do operador

Nome do operador não foi cadastrado

Verifique cadastro de operadores na retaguarda

Finalizador “xxxxxx” não disponivel

O arquivos de finalizadora está inválido

Passe uma nova carga pelo supervisor




Erro no scanner (COMx)

A frente não consegue abrir a porta serial

Se este erro ocorrer com freqüências, talvez seja necessário modificar o parâmetro de scanner ‘SCN_ATRASO’ para 1000 ou maior.

Função apenas para inicio de cupom

Para colocar o nome do cliente no cabeçalho do cupom é necessário fazer isso antes da venda do primeiro item

Antes de vender itens use a mesma opção

Função apenas para início de cupom

É possível colocar o CPF e o nome de um cliente no cabeçalho de cupom fiscal para ECF NCR, porém esta operação é apenas para início do cupom fiscal (antes dos itens)

Antes de vender itens use a mesma opção




Isto seria uma venda a vista

Erro ao configurar o parcelamento do cliente (do jeito que foi colocado não haveria necessidade de venda a prazo)

Venda a vista

Item não vendido ou não encontrado

Tentativa de cancelar um item que não foi vendido ou já foi cancelado

Nada a fazer

Já existe uma tecla com este valor

Quando estiver configurando o teclado esta mensagem indica que já tem outra tecla com este valor. Quando esta mensagem ocorrer muitas vezes sugerimos que limpe todas as configurações (existe uma tecla para isso) e inicie do zero.

Use outra tecla

Limite não disponível

Cliente estourou seu limite

Verifique com o administrador do sistema

Não é permitida venda a prazo

Durante a venda alguns produtos possuíam 2 valores (a vista e a prazo) foi selecionado a opção a vista. Por isso quando for finalizar esta mensagem é exibida ao selecionar finalizadora CREDIARIO ou CONVENIO

Finalize em dinheiro

Não é permitido o cancelamento de item

A opção de cancelar itens na tela de venda foram impedidas por parâmetro de segurança no supervisor.

Modifique o parâmetro no supervisor caso queira que a frente de caixa cancele itens

Não existem arquivos pendentes

Ao tentar excluir um arquivo de log pendente e este não existir a mensagem é exibida

Pressione Limpa

Não foi possível comunicação

Cupom TEF ficou pendente.

Avise o Administrador do TEF

Não há vendas para processar

Foi tentado emitir uma saída de operador, troco de contra-vale ou outro relatório sem que tenham sido vendido algo

Não será possível usar esta opção até que tenha pelo menos uma venda

Não há vendas para processar

Tentativa de fazer saída de operador, mas este operador não fez nenhuma venda

É necessário que operador tenha 1 venda para fazer a saída.

Nenhum recebimento encontrado

Tentativa de emitir o relatório de recebimento, mas nenhum recebimento foi encontrado no dia atual.

Tente outro período

Nenhum Registro

O arquivo Market.tot (produtos) não possui nenhum produto gravado como produto de pauta

Para solucionar o problema coloque pelo menos um produto como produto de pauta

Numero do caixa inválido

Tentativa de mudar o número do caixa para um número não aceito

Números validos são 1-99

O arquivo de logotipo está danificado (MERCADO.JPG)

O arquivo pode estar danificado ou no formato inválido na pasta da frente

É necessário transmitir novamente o logotipo do mercado através do supervisor

O dia já foi iniciado

O arquivo NRCUPOM contém a data em que foi aberto o dia. Caso esta data seja diferente do relógio do Windows esta mensagem é exibida.

Muitas vezes basta repetir a operação

O valor está maior que a venda

Tentativa de fazer um desconto ou um acréscimo maior que o valor total da venda

Faça um desconto/acréscimo menor

Ocorreu um erro ao abrir a skin

Ao tentar abrir a skin (\Skin\Skin.*) a frente achou um erro

Certifique-se que a skin foi gerado pelo supervisor de caixas

Parâmetro Pasta do Servidor vazio

Para emitir este relatório é necessário configurar o parâmetro SERVERPATH do arqupa

Verifique o parâmetro

Pasta do Servidor não encontrada

Quando esta mensagem aparece ao emitir relatório de autorização de compras é porque o caixa não encontrou o caminha “SERVERPATH” + \Market\logs\Autoriza.

Onde SERVERPATH é um parâmetro configurável no Supervisor

Verifique o parâmetro

Pouco espaço em disco

A frente de caixa precisa de 50Mb livres em disco para funcionamento

Libere mais espaço em disco

Produto não Cadastrado

Este produto não está no cadastro

Avise o operador do mata burro

Produto não disponível. VERIFIQUE

Ocorreu um erro ao tentar abrir o MARKET.TOT

Passe novamente produtos para este caixa e reinicie-o

Produto não liberado

Existem produtos que possuem um parâmetro de segurança chamado ETIQ_SEGU, se parâmetro estiver ativado para o produto e o cartão do Supervisor falhar o produto não será vendido, ou seja, não liberado.

Use um código de supervisor válido

Quantidade inválida

A quantidade (peso) ultrapassou o máximo permitido (parâmetro) ou negativa

Aumente a quantidade permitida no parametro

Quantidade não inteira

Tentativa de vender um item unitário com quantidade fracionada

A única forma de fazer isso é desabilitando um parâmetro de segurança do Supervisor

Scanner não disponível

O caixa está configurado para usar um scanner serial, mas o mesmo não foi localizado pela frente de caixa

Verifique se a serial esta configurada corretamente e o scanner está ligado

Trn ñ re-confirmada. ClientSitef ñ responde

Houve um erro na transação do TEF e não foi possível cancelar

Avise o Administrador do TEF

Validade do Nº do ECF: X dias

O arquivo key possui validade de 6 meses, quando faltam 15 dias ou menos a frente de caixa começa a avisar progressivamente

Entre em contato com a Market para atualizar seu Key

Valor do Recebimento inválido

O valor total da venda é superior ao valor máximo de cheque (parâmetro)

Configure o valor máximo do cheque no supervisor para 9999,99 (padrão)

Valor maior que zero

Não é possível deixar a tela de venda sem antes fechar o cupom pendente

Se não houver venda, use 111 + Dinheiro para anular qualquer pendência.

Valores negativos não permitidos

Ao receber parcelas do cliente se o valor do desconto for maior que o valor da parcela ficam valores negativos

Diminua o valor do desconto

Valor não disponível

Tentativa de fazer sangria de um valor que não está disponível.

Coloque um valor ao repetir a operação

Valor zero não permitido

Tentativa de fazer reforço de caixa com valor zero.

Coloque um valor ao repetir a operação

Venda crediário só com cartão

Existe um parâmetro ativado que só permite a venda crediário com uso do cartão do cliente

Desative o parâmetro

Versão x.xx não licenciada. Sua licença: x.xx

Ao tentar entrar na venda a mensagem aparece e não permite vender, motivo: o arquivo key não permite outra versão da frente diferente da licença

Conseguir um novo key com a Market

Venda sem ECF não permitida!

Tentativa de fazer venda sem um ECF conectado algo que não é possível nem permitido na Frente de Caixa Market

Compre um ECF

Dataregis 1 não possui desconto

Não é possível dar um desconto em subtotal da Dataregis pois o hardware não permite este tipo de operação.

Ignore o desconto

Qtdade deve ser 1 para este produto

Há um parâmetro ativa que não permite que sejam vendidos mais que 1 quantidade para produtos unitários e caixa

O parâmetro é configurado no Supervisor

Valor de item inferior a 1 centavo

Produtos de balança muito baratos (o Kg) podem acabar ficando menor que 1 centavo. Algo que não é permitido

Aumente a quantidade (peso) no supervisor

O tipo deve ser 1 ou 2

Na tela de recebimentos diversos o tipo deve ser escolhido entre 1 e 2

Pressione [1], [2] ou Limpa

A versão DEMO vende até 4 itens

O arquivo key que está na pasta C:\FRENTE está habilitado apenas para modo demonstração. Vende sem ECF, porém apenas 4 itens.

Adquira com a Market um novo arquivo Key