Encontrar e solucionar diferenças para gerar o Sped Fiscal

Como resolver diferenças na de venda

 

Observações

 

1.Todas essas verificações devem ser feitas com as últimas versões dos sistemas Frente, Supervisor e Gestor.

2.A cada uso do Supervisor na resolução das diferenças, faça o processamento normal dos caixas antes de emitir um novo relatório.

3.Siga esses passos antes de entrar em contato com a Market Automações, pois ajuda muito na resolução das diferenças.

4.Se ocorrer um erro no processo entre em contato com a Market Automações.

 

1º Passo

 

Verificar o Relatório Comparativo Vendas e Z no Gestor (Estoque -> Frente de Caixa -> Listagem -> Compara vendas e Z).

 

 

Existem 2 colunas principais neste relatório: Base Frente e Base central. Em cada uma delas existe a coluna diferença:

 

 

Se existir diferença na Base Central e NÃO existir diferença na Base da Frente, (exemplo na imagem acima) vá até o Supervisor e reprocesse o dia em questão que as diferenças serão resolvidas (Supervisor -> Sistema -> Real Time -> Reprocessar-Dia). O processamento pode demorar um pouco (5 a 15 min dependendo do movimento da loja) até que todos os dados subam para a Base Central.

 

 

Se existirem diferenças tanto na Base da Frente e na Base da Central, você deve ir para o 2º passo.

 

2º Passo

 

Verificar o Relatório de Vendas por Caixa do dia no Gestor (Estoque -> Frente de Caixa -> Listagem -> Venda por Caixa).

 

 

Este relatório fornece os dados de cada caixa separadamente, ajudando a identificar qual caixa está com diferenças na venda.

 

 

A última coluna (veja figura acima) mostra se há diferenças no caixa, verificando a redução z e a soma dos produtos vendidos.

Aqui você deve verificar caixa por caixa e identificar o caixa que está com a diferença (algumas vezes pode ser mais de 1).

 

Uma vez identificado o caixa com a diferença, verifique:
 

Se a coluna Red.Z.Liq estiver sem nenhum valor, vá até o Supervisor e faça uma Recuperação de Mapa Caixa (Sistema -> Real Time -> Recuperar Mapa Caixa(Redução Z) )
 

 

Se a coluna Vlr.Venda estiver sem nenhum valor, vá até o Supervisor e faça uma Recuperação Logs (Sistema -> Real Time -> Recuperar Logs)
 

 

Após isso Verifique novamente o Relatório de Vendas por Caixa (Gestor). Se por algum motivo os valores das colunas citadas acima ainda estiverem sem nenhum valor vá até o 4º Passo.

Emitindo o Relatório de Vendas por Caixa novamente e persistindo as diferenças, siga para o 3º passo. Se não houver mais diferenças nesse relatório, siga para o 1º Passo.

 

3º Passo

 

No Relatório de Vendas por Caixa, identifique aquele que está com diferença.

Verifique os valores da coluna Red.Z.Liq e Vlr.Venda.

 

Se o valor da coluna Vlr.Venda estiver diferente do valor da coluna Red.Z.Liq, vá até o Supervisor e faça uma Recuperação Logs (Sistema -> Real Time -> Recuperar Logs)

 

 

Após isso processe os caixas, e após o processamento emita novamente o Relatório de Vendas por Caixa para verificar se a diferença do caixa foi resolvida. Caso ainda esteja com diferença vá para o 4º Passo.

 

4º Passo

 

Se você chegou até aqui, será preciso fazer uma recuperação das vendas a partir do MFD da ECF.

 

Vá até o caixa que está com diferença e acesse no menu: 4 - Manutenção -> 9 - ECF -> 3 - Verifica Logs X MFD.

Insira a data que está com diferença e tecla [Entra].

 

Após isso, a Frente de Caixa irá gerar um arquivo com todas as informações de venda que foram vendidos naquele dia e verificará as diferença de acordo com esse arquivo.

Atenção: esse processo pode demorar de acordo com a quantidade de vendas da ECF. Em ECFs novas de 5 a 10 min. Em ECFs mais antigas pode demorar de 15 a 50 min:

 

 

Ao finalizar esse processo, mande processar os caixas pelo sistema Supervisor e aguarde para que todas as vendas sejam processadas pelo servidor central.

Agora verifique o Relatório de Vendas por Caixa para verifica se as diferenças foram resolvidas. Se necessário repita 1 vez o 3º Passo (Recuperação de Logs).

           

5º Passo (último)

 

Emita o Relatório Comparativo Vendas e Z (Estoque -> Frente de Caixa -> Listagem -> Compara vendas e Z) e verifique se ainda consta alguma diferença.

Siga o 1º Passo para verificar esse processo.