Tortoise

<< Click to Display Table of Contents >>

Navigation:  SVN >

Tortoise

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

#2 Instale no client

http://tortoisesvn.net/downloads.html


Esse tutorial pressupõe que você ja saiba o que é SVN, o que da pra fazer etc.

 

No nosso caso, falarei de como usar o SVN usando o TortoiseSVN, que é uma ferramenta para a manutenção de repositorios SVN.

 

Bom para começar, voce precisa do SVN, voce pode baixar em http://tortoisesvn.net/downloads, lá possui as diversas linguagens, inclusive Português.

 

- Depois de baixado, instale o tortoise em qualquer local de sua preferência.

- É Necessário reiniciar o pc depois de instalado.

 

O Tortoise ficará integrado com seu computador, então não precisa executar nenhum programa nem nada, os comandos para voce executar as operações do SVN (Commit, Update, delete,...) é feita pelas opções do menu do botão direito do mouse.

 

 

1. Criando repositórios:

 

Após ter reiniciado o pc, vamos criar uma pasta localmente de exemplo para servir como um repositório.        

1.1 - Crie uma pasta em qualquer lugar do seu pc, no nosso exemplo iremos criar em: c:/REPOSITORIO.

1.2 - Agora vamos configurar essa pasta que voce criou como repositorio:

1.2.1 - Clique com o botão direito do mouse na pasta que voce criou, depois o menu TortoiseSVN, depois em "Criar repositório aqui..." (Create repository here).

1.2.2 - Surgirá uma tela perguntando o tipo de repositório, vamos deixar a marcada como "Sistema de Arquivos Nativos (FSFS)".

1.2.2 - Depois de criar o repositório aparecerá uma tela de confirmação.

 

Agora que o repositório está criado, deveremos ter em mente, que nao trabalharemos nessa pasta. Essa pasta apenas o SVN vai trabalhar, pois é nela que o SVN guarda os arquivos no formato próprio, onde ele guarda apenas as versões etc.

Nos trabalharemos com outra pasta, que irá obter esses arquivos desse repositório sempre na versão mais atualizada.

 

2 - Criando pasta de Trabalho:

 

Após ter o repositório (seja localmente, ou em um servidor qualquer)...

2.1 - Crie uma pasta com o nome que voce preferir, no nosso caso de ProjetoTutorial

2.2 - Agora vamos vincular essa pasta que voce criou (ProjetoTutorial) com o repositorio do SVN, ou seja, todos os arquivos serão uma copia do que está no repositorio.

2.2.1 - Clique com o botão direito em cima da pasta que voce criou, e clique em "SVN Obter."(SVN Checkout).

2.2.1 - Aparecerá uma tela para você colocar o caminho (URL) do repositorio, que voce deseja obter. No nosso caso criamos o repositório localmente, poderia ser um ip, mas no nosso foi local, para isso coloque o endereço da pasta do repositorio precedido de file:///. No nosso caso ficará assim file:///c:/REPOSITORIO. O Campo diretório destino (Checkout directory) ja deve estar preenchido com a pasta que voce clicou com o direito.

2.3 - Pronto. A sua pasta de trabalho está vinculada com o repositório, agora todas as alterações que voce fizer na sua pasta de trabalho, terão efeito no repositório, e todos seus colegas de trabalho na sua equipe, terão acesso a essas alterações.

 

ATENÇÃO: NUNCA apague ou renomeie um arquivo obtido de um repositório subversion pelo Windows, sempre use o TortoiseSVN, caso isso ocorra, o banco de dados internos do subversion fica perdido e você poderá ter alguns problemas.

 

3- Icones do Tortoise:

Repare que depois que o Tortoise acabou de fazer download dos arquivos, ela ficou com um circulo verde, isso quer dizer que ela existe no repositório, quando ela tem um circulo azul com um +, quer dizer que ela será adicionada no repositório na próxima vez que voce Submeter (Commit), quando ela tem um ! vermelho, quer dizer que ela foi modificada e que a sua versão está mais nova que a do repositório e no próximo Submiter, as duas versões ficarão iguais, e ficará o circulo Verde.

 

 

Exemplo:

 

Agora que o repositório e a pasta de trabalho esta criada, vamos criar uma situação comum que ocorrerá muito.

 

Vamos criar um arquivo na pasta de trabalho e enviar esse documento para o repositório, para que sua equipe tenha acesso a ele.

 

4 - Adicionando arquivos e comitando:

 

4.1 - Primeiro crie um arquivo qualquer dentro da pasta de trabalho, como exemplo vou criar um arquito chamado TutoriaisTulioCastro.txt, dentro desse arquivo colocarei apenas meu site www.tuliocastro.com

4.2 - Pronto o arquivo foi criado, mas ainda não está no repositório, se voce tentar Submeter esses arquivos para o repositório, o svn dirá que não existe nenhum arquivo para comitar. Para o SVN reconhecer esse arquivo que voce acabou de cria-lo, voce precisa adiciona-lo primeiro ao repositório

4.2.1 - Para isso clique com o botão direito do mouse, vá em Tortoise SVN, depois em Adicionar (add) - icone de + azul.

4.2.2 - Aparecerá uma tela para confirmar. Confirme. Após confirmar , ele mostrará uma tela com o envio do arquivo, e dirá que o arquivo foi adicionado com sucesso.

4.3 - Após ter adicionado o arquivo, aperte F5 e voce verá que o arquivo ficou com um ponto de interrogação (dita no item 3), isso quer dizer que o arquivo sofreu alteração e sua versão será atualizada no proximo commit.

4.4 - Agora que adicionamos o arquivo no repositório, precisamos atualizar a versão no repositório, para que sua equipe tenha a versão mais atualizada dos arquivos com as alterações que voce fez:

4.4.1 - Para isso, clique com o botão direito em cima do mesmo arquivo que voce adicionou, e clique em SVN Submeter (SVN Commit)

4.4.2 - Na próxima tela, aparecerá uma lista dos arquivos que serão atualizados no servidor, nesse caso apenas o tutorialTulioCastro.txt, e uma parte para voce digitar a descrição da versão de atualização. Essa descrição é muito importante, e nunca deve ser descartada, pois se houver a necessidade de obter uma versão anterior do arquivo, conseguiremos fazer isso facilmente através da descrição. Nessa descrição deve ficar todas as alterações que voce fez no arquivo.

4.4.3 - Clique em ok, e será mostrada a tela de confirmação dos arquivos enviados.

4.4.4 - Pronto. seu arquivo esta no repositório e agora todos tem acesso às alterações que voce acabou de fazer.

4.4.5 - O arquivo que voce enviou ficará com o circulo verde, isso quer dizer que ele está com a mesma versão que se encontra no repositório (item 3).

 

Toda vez que alteramos algum arquivo, ele ficará com o circulo vermelho de interrogação, informando que a versão que você é mais atualizada do que a versão que está no repositório, e que voce precisa atualizar esse arquivo no repositório, para fazer isso repita os passos apartir do 4.4.1

 

5 - Deletando arquivos do SVN:

 

5.1 - Para deletar um arquivo do repositório, basta selecionar os arquivos que voce deseja deletar, clicar  com o botão direito, selecionar Tortoise SVN, e clicar em Excluir (Delete).

5.2 - Aparecerá as mesmas telas de confirmações para voce digitar um comentário, selecionar os arquivos e etc. Nesse caso o comentário tambem é muito importante, pois se voce deletar um arquivo, você consegue recupera-lo do SVN futuramente, com a descrição você saberá qual versão do arquivo recuperar. Quando você deleta um arquivo, sua equipe tambem terá esse arquivo deletado da pasta de trabalho deles, por isso cuidado ao deletar um arquivo.

 

 

6 - Atualizando arquivos:

 

Imagine que voce foi informado por sua equipe que houve alterações no projeto, e você precisa ter essas atualizações no seu computador. Basta voce atualizar sua pasta de trabalho.

6.1 - Para isso, clique com o botão direito em cima da pasta que você quer atualizar, selecione a opção SVN Atualizar (SVN Update). Pronto todos seus arquivos serão atualizados para a versão que está no servidor

 

Essas são algumas funções que existem. Existem várias outras funções, abaixo algumas outras funções:

 

- Recuperar versão anterior do documento.

- Comparar duas versões.

- alterar nome do arquivo (nunca faça pelo windows, faça pelo SVN)

- Exibir Histórico => Exibe o histórico do documento/pasta em questão, os dias e horários em que foram submetidas e a versão atual.

- Repo-Browser => Abre uma janela de navegação no repositório.

- Verificar Alterações => Verifica se há alguma alteração entre o arquivo atual e o arquivo que está no repositório (essencial quando mais de uma pessoa trabalha com o mesmo arquivo).

- Gráfico de Revisões => Mostra um grafico com os nós de alterações executados.

- Atualizar para Revisão => Atualiza o arquivo para uma outra versão pra revisão do mesmo.

- Renomear => Permite renomear o arquivo.

- Excluir => Exclui o arquivo

- Obter Trava => Trava o arquivo em questão para que outros não possam abri-lo.

- Ramo/Rótulo=>Cria uma cópia do arquivo para um outro trabalho/alteração, permitindo alterações diferentes em um mesmo arquivo, após um ramo ser adicionado ele mostra na opção gráfico de revisões vários ramos em forma de arvore permitindo visões diferentes de um mesmo arquivo

- Altera um Ramo/Rotulo => Altera Ramo/Rotulo.

- Combinar => Combina dois ramos/rotulos diferentes.

- Responsabilidades => Mostra as alterações de uma versão para outra com o respectivo usuário que alterou o arquivo.

- Criar correção => Cria um ponto de correção para o arquivo.

- Propriedades =>Adiciona/mostra as propriedades do arquivo.

- Ajuda => Inicia a Ajuda do TortoiseSVN (muito útil, contem qualquer informação necessaria para a criação e manipulação de subverse).

- Preferências => Altera as preferências do TortoiseSVN, como idioma, aparência e outros.

- Sobre => Mostra informações do TortoiseSVN, como a versão instalada.