Gerando APK da aplicação

<< Click to Display Table of Contents >>

Navigation:  Android Studio >

Gerando APK da aplicação

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

O arquivo APK é a instalação do sistema para ser distribuida, este pode ser enviado diretamente para o aparelho que será instalado ou ser enviado para o "Google Play" para ficar disponível na loja online.

Este arquivo deve ser assinado digitalmente antes da distribuição, felizmente o Android Studio facilita este processo. Uma vez o sistema instalado no Android somente será possivel atualiza-lo se o mesmo for assinado com o mesmo certificado utilizado para assinar o APK da instalação. Portanto guarde bem este certificado que iremos criar abaixo, e suas senhas também.

Na perca deste arquivo você será obrigado a trocar o nome da aplicação, se o aplicativo estiver publicado no "Google Play" você irá perder os downloads já feitos. Se é instalado manualmente no celular, o antigo APK pode ser desistalado primeiro e depois instalar o novo.

Para gerar o APK acesse o menu "Buid -> Generate Signed APK..." siga os passos abaixo:

 

 

Na primeira geração do seu arquivo APK você ainda não possui o arquivo "Key Store" para assinar o mesmo, clique no botão "Create new...".

Este passo será realizado apenas na primeira vez que você for gerar o APK e não possuir o Key Store para assina-lo.

Nas demais vezes você deverá informar apenas as senhas e o alias, itens explicados abaixo.

 

Este arquivo pode ser utilizado para vários aplicativos, dentro dele devemos criar uma identificação para cada aplicativo, como mostrado abaixo.

 

Configure o local onde deve ser salvo o arquivo "Key Store" e defina a senha para o mesmo.

Na seção "Key" da imagem ao lado iremos configurar um "alias" para nosssa aplicação neste Key Store. Colocaremos uma identificação na aplicação no campo "alias" e criaremos uma outra senha para este alias, esta pode ser diferente da senha informada no passo anteriror.

O arquivo Key Store pode possuir vários alias dentro dele, assim você utilizará sempre o mesmo para assinar diversos aplicativos, apenas informando o alias adequado para cada aplicativo.

 

Voltamo a tela incial, nas próximas vezes que for gerar o APK você deve partir deste ponto. Deve ser apontado o arquivo Key Store criado anteriormente e informado sua senha.

Agora deve ser informado o alias para assinar a aplicação clicando nos "..." e por final a senha para o alias e pressionar "Next".

 

Observação: Quando você possuir um novo aplicativo para assinar, você pode utilizar o mesmo arquivo Key Store, porém no momento de selecionar o alias clicando no botão "..." existe a opção de criar um novo alias para diferenciar sua aplicação.

 

Neste ponto indicamos onde o arquivo APK será salvo e qual o profile de compilação.

Sempre gero como "release".