Interbase - colocar em modo sincrono |
Top Previous Next |
Para evitar que sua base de dados InterBase ou FireBird se corrompa ao resetar-se seu computador ou ao interromper inesperadamente o fluido elétrico em qualquer ambiente Windows (desde o Win95 até o WinXP), deve configurar o modo de escritura do InterBase para Modo Sincrônico. Que quer dizer isto? muito fácil, InterBase utiliza para escrever as mudanças realizadas na base de dados 2 modos de escritura: Asincronico e Sincrônico.
O Modo Asincronico escreve as mudanças realizadas em sua base de dados em um bufer e é o sistema operacional quem decide quando derruba o disco, a diferença deste modo, para o modo "Sincrônico" é que escreve de uma vez no disco e evita passar pelo bufer do sistema operacional. O erro que devolve o InterBase quando danificar um arquivo do InterBase é o Seguinte:
Error - I/O error for file "C\test\test.gdb" Error while trying to open file unknown Win32 error 3
Para evitar este erro você deve configurar sua base de dados para o modo de escrita "Sincrônico" utilizando o comando de console GFIX:
gfix -write sync -user sysdba -password masterkey c:\test\employee.gdb
O comando GFIX é de muita utilidade te recomendo lê as ajudas do InterBase ou FireBird para mais especificações.
Para concluir lhes informo que na recente versão RC1 ou Release Candidate 1 do FireBird se anunciou esta incluido por defeito o modo de escrita Sincrônico, a diferença do InterBase que traz por defeito o modo "Asincronico" com a finalidade de ganhar maior velocidade mas a declive da estabilidade. |