Registrador Eletrônico de Ponto

O Market Ponto está integrado aos mais modernos REPs do mercado, tornando muito simples a utilização deste equipamento.

Veja abaixo como fazer para...

Cadastrar o REP

O Market Ponto pode se comunicar diretamente com o REP, e fazer a sincronização de cadastros de funcionários, da empresa e das marcações de ponto. Para isso, é necessário cadastrar o REP no sistema.

Cadastro de REP
Clique para ampliar

Acesse: Cadastros -> REP (Registrador Eletrônico de Ponto). Será exibida uma tela como a que aparece na figura ao lado. Para cadastrar um novo equipamento, pressione ENTER com o campo "Código" vazio. Informe a empresa cujos funcionários utilizarão o REP (essa empresa deverá ter sido cadastrada previamente no Market Ponto), e uma descrição para o equipamento, como "PORTARIA" ou "PRODUCAO"; isso é útil para que não haja dúvidas sobre o REP a que o cadastro se refere, já que é possível cadastrar diversos REPs no Market Ponto.

Configurações de rede

Informe o IP e a porta de comunicação do REP, conforme configurado diretamente no equipamento (siga as instruções do manual do usuário, fornecido pelo fabricante). 

Observação: para comunicação com o REP através da rede (protocolo TCP/IP) será necessário conectar o aparelho com um cabo ou WiFi (caso este recurso esteja disponível) antes de iniciar sua configuração.

Detalhes do equipamento

Defina a "Marca/Modelo"; sem essa informação, não é possível comunicar-se com o equipamento de forma adequada, e os comandos não terão retorno. Feito isso, você poderá obter o "Número de Fabricação (NFR)" do REP clicando o botão Obter NFR do REP, ao lado do campo. Caso a comunicação esteja funcionando corretamente, em alguns segundos o campo será preenchido automaticamente com um número de 17 dígitos que identifica o equipamento junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE, veja detalhes).

Observação: alguns modelos de REP (por exemplo, Henry Orion 6) não são capazes de retornar o NFR; nesse caso, o botão Obter NFR de REP estará desabilitado e você mesmo deverá informar o número no campo. Veja o manual do usuário, fornecido pelo fabricante, para saber onde encontrá-lo.

Informações sobre o REP

Nesta área do cadastro você poderá visualizar algumas informações que o REP é capaz de retornar para o Market Ponto; nem todos os modelos retornarão todas as informações disponíveis. Os detalhes incluem o estado do equipamento (hardware), como temperatura, quantidade de memória total e livre e situação do papel na impressora, informações sobre a rede e configuração do horário de verão. 

Estas informações não são carregadas automaticamente; você deve clicar o botão Testar conexão para atualizá-las.

Tópicos relacionados

Sincronizar a empresa com o REP

Sincronizar funcionários com o REP

Obter as marcações efetuadas

Legislação - Portaria 1510

Sincronizar a empresa com o REP

Após cadastrar o REP e estabelecer a comunicação do Market Ponto com ele através da rede, você desejará sincronizar as informações entre o sistema e o equipamento. Comece pela empresa, visto que os dados dela serão incluídos pelo equipamento no comprovante emitido para os funcionários ("empregados").

Cadastro de Empresas - sincronizando com o REP
Clique para ampliar

Acesse: Cadastros -> Empresa. Será iniciada a ferramenta para o cadastro da empresa (denominada "Empregador" pela legislação trabalhista); nesta seção, vamos destacar o envio dos dados para o REP.

Certifique-se de que os campos obrigatórios estejam preenchidos corretamente: "Razão", "CNPJ" e "Endereço". Clique o botão "Sincronizar com o REP", na parte de baixo da tela, à esquerda; escolha o REP (cadastrado anteriormente) na tela exibida a seguir e clique OK. Aguarde a sincronização ser concluída; o sistema emitirá um aviso quando isso acontecer, informando se a transmissão dos dados foi bem sucedida ou não.

Lembre-se de que o CNPJ informado no cadastro deve coincidir com o CNPJ informado no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ao cadastrar o REP. Se estiverem preenchidos, os campos "Bairro", "Cidade" e "UF" (estado) também serão incluídos no endereço e impressos no comprovante emitido pelo REP.

Tópicos relacionados

Cadastrar o REP

Portaria 1510

Sincronizar funcionários com REP

Para que os funcionários possam utilizar o REP para realizar as marcações de início e fim de jornada e intervalo(s), ou seja, 'bater o ponto', é necessário alimentar a memória do equipamento com os cadastros dos empregados, especialmente seu nome e número do PIS - que é seu identificador único. O Market Ponto foi projetado para realizar esta operação de forma simples e segura, por meio da comunicação direta com o REP via rede (TCP/IP).

Acesse: Cadastros -> Funcionário -> Sincronizar com REP. Informe o REP (cadastrado anteriormente). O sistema exibirá na lista os funcionários cadastrados no Market Ponto e os cadastrados na memória do REP. Os registros coincidentes são chamados "Sincronizados". Acima da lista, há três botões que permitem visualizar os registros separadamente. Clique sobre um dos botões para visualizar os registros da seguinte forma:

Sincronizados

Mostra os funcionários que estão tanto no REP quanto no sistema Market Ponto. Caso haja pequenas diferenças entre os cadastros, o registro será marcado com o fundo em vermelho.

Somente no REP

Mostra cadastros que estão apenas na memória do REP. É possível importar estes cadastros para o Market Ponto.

Somente no sistema

Mostra cadastros que não estão no REP mas estão no Market Ponto. Estes podem ser inseridos na memória do REP.

Os botões na parte de baixo da lista de funcionários apresentam as opções disponíveis de acordo com os funcionários exibidos na lista. Por exemplo, se estiverem sendo exibidos funcionários que estão somente no sistema (), o primeiro botão será Inserir no REP (), e enviará o cadastro dos funcionários marcados para o REP. Se a lista estiver exibindo funcionários cadastrados somente no REP (), o mesmo botão será Inserir no sistema (), e importará os cadastros marcados na lista para o Market Ponto. Será necessário completar o cadastro do funcionário manualmente, já que o REP exporta apenas informações básicas como PIS, nome e código numérico do funcionário. Observação: Para marcar um registro a fim de ser sincronizado, clique sobre a primeira coluna da lista, ou pressione a barra de espaço; caso nenhum registro esteja marcado, o sistema solicitará confirmação para sincronizar todos os registros.

O botão Remover do REP () será ativado apenas quando estiverem sendo exibidos os registros Sincronizados () ou Somente no REP (). Clique este botão caso deseje eliminar da memória do equipamento o cadastro do(s) funcionário(s) marcado(s) na lista. Atenção! Este procedimento não pode ser desfeito, e o funcionário não poderá fazer marcações de ponto enquanto seu cadastro não estiver no REP! Portanto, tome cuidado ao remover registros do REP. Não é possível excluir cadastros de funcionários do Market Ponto nesta ferramenta.

Corrigir diferenças

Sincronizar funcionários - corrigir diferenças
Clique para ampliar

Para visualizar e corrigir diferenças entre os cadastros sincronizados, selecione o registro com diferenças (destacado em vermelho) e clique o botão Diferenças... (). Será exibida uma tela contendo o registro com os valores diferentes, para efeito de comparação: como aparece no REP e como aparece no sistema. Na última coluna da grade, escolha qual valor deseja manter, em seguida clique Sincronizar. Veja um exemplo clicando na animação abaixo.

Veja como se faz...

Clique na imagem abaixo para ver como se faz para:

Sincronizar funcionários - corrigir diferenças

...corrigir diferenças entre os cadastros sincronizados de funcionários

Tópicos relacionados

Cadastrar o REP

Cadastro de funcionários

Obter as marcações efetuadas

Uma das funções do PTRP (Programa de Tratamento de Registro de Ponto) é permitir a manutenção das batidas dos funcionários, para que sejam realizadas as correções e motivações (justificativas) necessárias. Mas para isso, o sistema precisa ser capaz de importar essas informações do REP.

O Market Ponto possui uma ferramenta completa para isso. Acesse REP -> Importação de marcações de ponto para inicia-la.

Importação de marcações de ponto do REP

Você pode importar as marcações de duas maneiras: por meio dos arquivos gerados pelo REP (no padrão da Portaria 1510) ou através de uma conexão direta como REP. Na parte de cima da tela, clique o botão de acordo com a opção desejada.

Conexão direta

Importação de marcações - conexão direta
Clique para ampliar

Os REPs que são projetados para conexão TCP/IP (rede) e são compatíveis com o Market Ponto, podem ser acessados pelo sistema para obtenção das marcações dos funcionários. Este método é recomendado por ser mais seguro e automatizado, minimizando a interferência humana no processo.

Informe o "Código" do REP (ou pesquise pressionando '+'). Preencha os filtros de data inicial e final para fixar o "Período" de marcações que deseja importar; você poderá deixar uma ou ambas as datas vazias, mas quanto maior o período, mais a consulta poderá demorar. Se desejar restringir ainda mais os resultados, informe um "Departamento" ou "Funcionário" (pressione '+' para pesquisar).

Clique Obter marcações do REP, e aguarde o sistema finalizar a consulta. Os dados obtidos serão exibidos nas grades de funcionários e marcações, conforme explicado abaixo. Após isso, clique Importar todas as marcações e aguarde o processo ser concluído.

Arquivos

Importação de marcações - arquivos
Clique para ampliar

Defina a pasta onde os arquivos foram armazenados no campo "Local dos arquivos"; para encontrar a pasta, clique o botão à direita no campo (). Escolha o "Layout utilizado" para gerar os arquivos; a opção "Padrão AFD (Arquivo Fonte de Dados)" segue exatamente as especificações da Portaria 1510. Feito isso, clique Listar arquivos.

A primeira grade exibirá os arquivo encontrados no local indicado, e no formato definido. As informações extraídas dos arquivos que a grade exibe vão ajuda-lo a identificar e conferir a correção de cada arquivo.

A grade do meio exibirá os funcionários que possuem registros de marcações de ponto no arquivo que estiver selecionado na primeira grade. O PIS é o identificador único de cada funcionário no REP, e o sistema cruza esta informação com o cadastro dos funcionários; assim, você verá o Código e o Nome de cada um, bem como os respectivos Horários contratados.

A última grade exibirá a Data e os horários de cada marcação de ponto (batida) realizada pelo funcionário selecionado na grade do meio, conforme constam no arquivo em questão. Não é possível alterar nenhuma informação nesta ferramenta, visto que ela apenas realiza a importação dos registros para o banco de dados do Market Ponto (veja como alterar marcações aqui).

Se desejar que os arquivos já importados sejam movidos para uma pasta à parte, a fim de manter as coisas em ordem, marque a opção na parte de baixo da tela, à esquerda, Após a importação, mover os arquivos para a pasta IMPORTADOS.

Marque na primeira grade quais arquivos deseja importar (primeira coluna, ou barra de espaços) e clique Importar arquivos selecionados. Aguarde o processo ser concluído; após isso, as marcações dos funcionários conforme exportadas pelo REP estarão disponíveis no sistema.

Tópicos relacionados

Portaria 1510

REP

Cadastrar o REP

Realizar a manutenção das marcações...

Market Gestor foi projetado e desenvolvido por Market Automações Ltda. Todos os direitos reservados