Uma das funções do PTRP (Programa de Tratamento de Registro de Ponto) é permitir a manutenção das batidas dos funcionários, para que sejam realizadas as correções e motivações (justificativas) necessárias. Mas para isso, o sistema precisa ser capaz de importar essas informações do REP.

O Market Ponto possui uma ferramenta completa para isso. Acesse REP -> Importação de marcações de ponto para inicia-la.

Importação de marcações de ponto do REP

Você pode importar as marcações de duas maneiras: por meio dos arquivos gerados pelo REP (no padrão da Portaria 1510) ou através de uma conexão direta como REP. Na parte de cima da tela, clique o botão de acordo com a opção desejada.

Conexão direta

Importação de marcações - conexão direta
Clique para ampliar

Os REPs que são projetados para conexão TCP/IP (rede) e são compatíveis com o Market Ponto, podem ser acessados pelo sistema para obtenção das marcações dos funcionários. Este método é recomendado por ser mais seguro e automatizado, minimizando a interferência humana no processo.

Informe o "Código" do REP (ou pesquise pressionando '+'). Preencha os filtros de data inicial e final para fixar o "Período" de marcações que deseja importar; você poderá deixar uma ou ambas as datas vazias, mas quanto maior o período, mais a consulta poderá demorar. Se desejar restringir ainda mais os resultados, informe um "Departamento" ou "Funcionário" (pressione '+' para pesquisar).

Clique Obter marcações do REP, e aguarde o sistema finalizar a consulta. Os dados obtidos serão exibidos nas grades de funcionários e marcações, conforme explicado abaixo. Após isso, clique Importar todas as marcações e aguarde o processo ser concluído.

Arquivos

Importação de marcações - arquivos
Clique para ampliar

Defina a pasta onde os arquivos foram armazenados no campo "Local dos arquivos"; para encontrar a pasta, clique o botão à direita no campo (). Escolha o "Layout utilizado" para gerar os arquivos; a opção "Padrão AFD (Arquivo Fonte de Dados)" segue exatamente as especificações da Portaria 1510. Feito isso, clique Listar arquivos.

A primeira grade exibirá os arquivo encontrados no local indicado, e no formato definido. As informações extraídas dos arquivos que a grade exibe vão ajuda-lo a identificar e conferir a correção de cada arquivo.

A grade do meio exibirá os funcionários que possuem registros de marcações de ponto no arquivo que estiver selecionado na primeira grade. O PIS é o identificador único de cada funcionário no REP, e o sistema cruza esta informação com o cadastro dos funcionários; assim, você verá o Código e o Nome de cada um, bem como os respectivos Horários contratados.

A última grade exibirá a Data e os horários de cada marcação de ponto (batida) realizada pelo funcionário selecionado na grade do meio, conforme constam no arquivo em questão. Não é possível alterar nenhuma informação nesta ferramenta, visto que ela apenas realiza a importação dos registros para o banco de dados do Market Ponto (veja como alterar marcações aqui).

Se desejar que os arquivos já importados sejam movidos para uma pasta à parte, a fim de manter as coisas em ordem, marque a opção na parte de baixo da tela, à esquerda, Após a importação, mover os arquivos para a pasta IMPORTADOS.

Marque na primeira grade quais arquivos deseja importar (primeira coluna, ou barra de espaços) e clique Importar arquivos selecionados. Aguarde o processo ser concluído; após isso, as marcações dos funcionários conforme exportadas pelo REP estarão disponíveis no sistema.

Tópicos relacionados

Portaria 1510

REP

Cadastrar o REP

Realizar a manutenção das marcações...

Market Gestor foi projetado e desenvolvido por Market Automações Ltda. Todos os direitos reservados