<< Click to Display Table of Contents >> Início |
![]() ![]() ![]() |
Classe o Objeto
Classe é abstração de um objeto
Objeto é uma instancia de uma classe
Polimorfismo
O mesmo método funciona diferente em diferentes objetos:
class Pessoa() { void Falar() {} }
class Homem: Pessoa() { void Falar() {X} }
class Mulher: Pessoa() { void Falar() {Y} }
Apesar que tanto homem como mulher tem metodo falar mas funciona diferente
Encapsulamento
As propriedades são internas "encapsulada"
Abstração
Saber de qual "grupo" o objeto pertence logo seus atributos comum
Caça, Helicóptero e Teco-teco são AERONAVES
Boi, Vaca e Urso são mamíferos (abstração)
Generalização
É subir na hierarquia. Ficando cada vez mais genérico:
Cabra -> Mamífero -> Animal
Especialização
É o contrário, desde:
Animal -> Mamífero -> Cabra
Camel Case (variáveis e objetos)
nomeCliente
codigoFornecedorAnterior
Pascal Case (funções e classes)
NomeCliente
Parameter less (automatic properties)
Modo OLD:
class Pessoa
{
public string Nome { get; set; }
public int Idade { get; set; }
public Pessoa(string nome)
{
this.Nome = nome;
}
public Pessoa(string nome; int idade)
{
this.Nome = nome;
this.Idade = idade;
}
}
Pessoa p = new Pessoa("Flavio", 33);
Modo NEW:
class Pessoa
{
public string Nome { get; set; }
public int Idade { get; set; }
}
Pessoa p = new Pessoa() { Idade=32, Nome="Flavio" }