Diagrama de Interação

<< Click to Display Table of Contents >>

Navigation:  UML >

Diagrama de Interação

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

Os diagramas de interação são utilizados para representar a parte dinâmica da modelagem e são divididos em dois diagramas: Seqüência e Colaboração

 

Diagrama de Sequencia

 

Com uma importância maior voltada para a ordem da sucessão de troca de mensagens entre objetos e diferenciando-se do diagrama de colaboração por possuir uma linha de vida de cada objeto e um foco maior sobre o controle das mensagens o diagrama é definido por Booch (2000, p. 243) como “o diagrama de interação é um diagrama que dá ênfase à ordenação temporal de mensagens. Graficamente, um diagrama de seqüências é uma tabela que mostra objetos distribuídos no eixo X e mensagens em ordem crescente no tempo, no eixo Y”.

diagrama-sequencia

 

 

Diagrama de Coloboração

 

Diferentemente do diagrama de seqüências onde a ênfase é em relação ao tempo o diagrama de colaboração possui uma ênfase na organização dos objetos. Confirmado por Booch (2000, p. 243) “o Diagrama de Colaboração é um diagrama de interação que dá ênfase à organização estrutural dos objetos que enviam e recebem mensagens. Graficamente, um diagrama de colaboração é uma coleção de vértices e arcos”. As diferenças marcantes entre o diagrama de colaboração em relação ao diagrama de seqüência é o caminho ligando um objeto a outro e a outra diferença é a existência do número nesta ligação informando a seqüência da mensagem.

 

diagrama-colaboracao