Diagrama de Classes e Objetos

<< Click to Display Table of Contents >>

Navigation:  UML >

Diagrama de Classes e Objetos

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

Diagrama de Classes

 

Para Booch (2000, p.105) “Um diagrama de classe é um diagrama que mostra um conjunto de classes, interfaces e colaborações e seus relacionamentos. Graficamente, um diagrama de classes é uma coleção de vértices e arcos”. Estes diagramas são freqüentemente encontrados nos diagramas de documentação de sistemas.

diagrama-classe

Diagrama de Objetos

 

A definição de diagrama de objetos, segundo Booch (2000, p.193) é: “Um diagrama de objetos é um diagrama que mostra um conjunto de objetos e seus relacionamentos em um ponto no tempo. Graficamente, o diagrama de objetos é uma coleção de vértices e de arcos”. O diagrama de objetos é na verdade uma instância do diagrama de classes onde os objetos e seus vínculos são observados

 

diagrama-objetos

 

Relacionamentos

diagrama-classe_tipos

 

Associação

São relacionamentos estruturais entre instâncias e especificam que objetos de uma classe estão ligados a objetos de outras classes. Podemos ter associação uniária , binária , etc.

 

Associação

pode existir entre classes ou entre objetos. Uma associação entre a classe Professor e a classe disciplina (um professor ministra uma disciplina) significa que uma instância de Professor (um professor específico) vai ter uma associação com uma instância de Disciplina. Esta relação significa que as instâncias das classes são conectadas, seja fisicamente ou conceitualmente.[Nicolas Anquetil]

 

Dependência

São relacionamentos de utilização no qual uma mudança na especificação de um elemento pode alterar a especificação do elemento dependente. A dependência entre classes indica que os objetos de uma classe usam serviços dos objetos de outra classe.

 

Generalização (herança : simples ou composta)

Relacionamento entre um elemento mais geral e um mais específico. Onde o elemento mais específico herda as propriedades e métodos do elemento mais geral. A relação de generalização também é conhecida como herança no modelo a objetos. Como a relação de dependência, ela existe só entre as classes. Um objeto particular não é um caso geral de um outro objeto, só conceitos (classes no modelo a objetos) são generalização de outros conceitos.

 

Agregação Regular

tipo de associação ( é parte de , todo/parte) onde o objeto parte é um atributo do todo ; onde os objetos partes somente são criados se o todo ao qual estão agregados seja criado. Pedidos é composto por itens de pedidos.

 

Composição 

Relacionamento entre um elemento ( o todo) e outros elementos (as partes) onde as parte só podem pertencer ao todo e são criadas e destruídas com ele.

net_uml6