Diagrama de Caso de Uso

<< Click to Display Table of Contents >>

Navigation:  UML >

Diagrama de Caso de Uso

Previous pageReturn to chapter overviewNext page

Os diagramas de casos de uso são utilizados para representar a interação do sistema como um todo e seu relacionamento com o meio externo. Esta interação ajuda a delimitar o sistema e definir melhor o quê o sistema deve fazer. Os diagramas de casos de uso são definidos por Booch (2000, p.220) como “uma descrição de um conjunto de seqüências de ações, inclusive variantes, que um sistema executa para produzir um resultado de valor observável por um ator. Graficamente, o caso de uso representado como uma elipse”.Para Cockburn (2001, p.1) um caso de uso captura o acordo entre o conhecedor do negócio do sistema e o comportamento dele.

diagrama-usecase

Ator

 

ator

 

Um ator é representado por um boneco e um rótulo com o nome do ator. Um ator é um usuário do sistema, que pode ser um usuário humano ou um outro sistema computacional.

 

Caso de uso

 

caso_de_uso

 

Relacionamentos

 

Um caso de uso é representado por uma elipse e um rótulo com o nome do caso de uso. Um caso de uso define uma grande função do sistema. A implicação é que uma função pode ser estruturada em outras funções e, portanto, um caso de uso pode ser estruturado.

 

ator_associacao

 

Define uma funcionalidade do sistema do ponto de vista do usuário.

 

Sistema

 

Diagrama_sistema

 

Exemplo 2:

 

Use Case Diagram